sexta-feira, 5 de agosto de 2011

IV Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense começa dia 9 de agosto

Está tudo pronto para a quarta edição do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense que acontecerá em Alta Floresta/MT de 09 a 13 de agosto de 2011. O festival é promovido pelo Teatro Experimental de Alta Floresta e em poucos anos transformou-se num festival não competitivo de abrangência nacional e já se apresenta como um dos principais espaços de mostra do teatro brasileiro em Mato Grosso.
A seleção dos espetáculos foi feita através de um edital aberto a grupos e companhias de todo o Brasil e, neste ano, as inscrições superaram o número do ano passado, chegando a 72 inscrições de espetáculos de grupos de todas as regiões brasileiras e de países vizinhos. O grande número de peças inscritas permitiu selecionar espetáculos de alta qualidade e que já circularam em várias regiões brasileiras e outros países. Desta forma, o festival assegura um excelente nível artístico e estético e oportunidades raras para o público alta-florestense.
Uma outra característica do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense é a criação de espaço para os grupos, artistas e público poderem se encontrar para discutir teatro e cultura de uma maneira geral. O festival se torna um momento de encontro de forma calorosa. Para isso a “Tertúlia Teatral” é outro espaço de destaque dentro do Festival, momento destinado para debate entre os grupos sobre suas formas de produção e experiências estéticas, além de debates sobre os espetáculos apresentados.
Além disto, acontecerá a Quitanda Teatral – Feira de Economia Solidária - na sexta-feira, dia 12, a partir das 18h na Praça da Cultura -, um espaço destinado à comercialização tanto de produtos dos próprios grupos participantes do Festival quanto de outros grupos sociais, como agricultores familiares. Ainda fazendo parte da programação da Quitanda Teatral, às 21h, haverá o lançamento dos livros ‘A História do Teatro em Mato Grosso’ de Agnaldo Rodrigues da Silva e, ‘Teatro e Culturas Populares: diálogos para a formação do ator’ da brasiliense Joana Abreu.
Serão ofertadas ainda duas oficinas a dois públicos distintos, a primeira será de “Iluminação Teatral” e visa auxiliar os grupos de Alta Floresta e região na formação do setor técnico que acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto. A segunda, “Teatro como Recurso para a Educação Ambiental”, acontecerá nos dias 5, 6 e 8 e é destinada, preferencialmente, a professores e pessoas que atuam e ou tenham o interesse em utilizar os recursos do teatro na educação ambiental. Para ambas as oficinas as vagas são limitas e os interessados devem se inscrever na sede administrativa do TEAF localizada no Centro Cultural de Alta Floresta.
Os espetáculos do Festival serão apresentados no Teatro do Centro Cultural nos períodos da manhã, tarde e noite, sendo que no período diurno as peças são dirigidas aos públicos infantil e infanto-juvenil.  Além destas, serão apresentados espetáculos também no Bairro Vila Nova, na comunidade rural Ouro Verde e no bosque do Floresta Amazônica Hotel. Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 6,00 (inteira) e   R$ 3,00 (meia) na sede do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário